O dstgroup, sediado em Braga, apresentou já no Portugal Smartcities Summit a sua nova marca, a mosaic, vocacionada para o mercado das smart cities.
Participando ativamente no Portugal Smartcities Summit, a mosaic, do dstgroup, destacou que a nova marca “pretende criar uma rede que ligue as pessoas a todo o território, quer sejam aldeias, vilas ou cidades, aplicando engenharia e inovação”.
Para além de “aportar ao mercado a sensibilidade cultural que caracteriza toda a atividade do dstgroup, materializada numa assinatura própria: “Building Culture for Smarter Cities and Communities”, a mosaico agrega assim uma ampla variedade de tecnologias e de competências de várias áreas, como engenharia, energia, comunicações e ambiente, que até ao momento eram disponibilizadas aos clientes de forma isolada por cada uma das empresas do grupo DST.
Resposta completa aos desafios dos clientes
Por isso, com base no portfólio diferenciador de competências internas, “a mosaic oferece ao mercado soluções tecnológicas que representam uma resposta completa aos desafios dos seus clientes, ao invés de vender produtos e serviços de forma avulsa e que requerem a integração pelo próprio cliente”, segundo explica José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do grupo dst.
José Teixeira considera assim que “não vendemos plataformas tecnológicas ou aplicações informáticas, mas soluções que dão resposta a problemas reais ou a oportunidades de melhoria através da inovação tecnológica”.
Promover a economia circular, o controlo das infraestruturas da cidade e um ambiente sustentável; aproximar o decisor ao cidadão, através de serviços universais e de proximidade, centrados no aumento do bem-estar e no exercício da cidadania com uma maior participação; e promover a coesão e a inovação social, cultural e territorial são os três eixos fundamentais que sintetizam a operação da mosaic, que ambiciona “construir as smart cities do futuro”.
Melhoria da qualidade de vida dos cidadãos
Direcionada fundamentalmente para autarquias e comunidades intermunicipais, assim como para entidades públicas e privadas com diferentes escalas de atuação territorial, no âmbito da gestão dos ativos ambientais, infraestruturas e redes de distribuição de energia e água, a nova marca do grupo dst aposta fundamentalmente em soluções centradas na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Mais do que soluções técnicas e tecnológicas, a mosaic pretende transpor para o mercado a sensibilidade cultural que caracteriza toda a atividade do grupo dst, materializada na assinatura própria: “Building Culture for Smarter Cities and Communities”.
A incorporação dos valores do grupo dst à mosaic, como são a responsabilidade social, a solidariedade ou a estética, adquirem uma nova dimensão quando aplicados no âmbito das smart cities.
Com esta nova marca, o grupo dst reforça a sua filosofia de negócio com uma abordagem que conjuga componentes tecnológicas de ponta com ativos intangíveis, como a sensibilidade cultural ou a preocupação artística.
A título de exemplo, refira-se a minimização do impacto ambiental na paisagem urbana dos ativos físicos que integram cada solução, como sejam sensores ou antenas, entre outros suportes.