“98,6% da população de Viana tem médico”, diz ULSAM durante visita de Aguiar-Branco

Legislativas 2025
Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

Os candidatos da AD – coligação PSD/CDS – pelo Alto Minho, liderados pelo cabeça de lista José Aguiar Branco, reuniram-se com a nova Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), durante uma visita de pré-campanha às instalações.

A administração apresentou os principais desafios em curso, com destaque para as obras no hospital central e a vasta área geográfica abrangida pela ULS, que conta com centros de saúde a mais de 100 km de distância da unidade principal.

Citada numa nota enviada pelo PSD do Alto Minho, a ULSAM destacou que 98,6% da população residente tem médico de família, e que todos os utentes estão a ser atendidos. Foi ainda referido que os serviços de urgência estiveram sempre operacionais, sem qualquer encerramento. Estão igualmente previstos concursos para reforço de recursos humanos, nomeadamente médicos.

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foram desbloqueadas 24 intervenções em centros de saúde de todos os concelhos do Alto Minho, com um investimento total aprovado de cerca de 17 milhões de euros. As obras visam modernizar infraestruturas e equipamentos, colmatando lacunas acumuladas ao longo dos últimos anos.

A AD sublinhou os resultados do Plano de Emergência e Transformação da Saúde (PETS), lançado pelo Governo, que já concretizou 60% das suas medidas. Segundo a AD, em apenas um ano, verificou-se um aumento de 700 mil consultas hospitalares, um crescimento de 5% nas cirurgias e uma significativa redução nos tempos de espera da cirurgia oncológica, de 52 para 32 dias.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados