Em 2015, foram atendidos no Balcão Único do Município de Braga cerca de 80 mil munícipes, informou, esta terça-feira, a autarquia bracarense.
De portas abertas desde dezembro de 2014, este serviço permite a centralização de todo o atendimento ao público e resulta do processo de modernização administrativa desenvolvido pelo Município de Braga.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Braga informou que este espaço, que tem uma média superior a 314 atendimentos diários, acabou por se revelar uma mais-valia na agilização administrativa, trazendo maior conforto, acesso e rapidez, ao mesmo tempo que contribui para o aumento da transparência na tramitação de todos os processos.
“Com a centralização do atendimento dos vários serviços municipais, foi dado um passo significativo na modernização e qualificação dos serviços da autarquia e na forma de interacção com os munícipes”, realçou.
O atendimento geral e os serviços de Urbanismo, para licenças e informações, foram as áreas que registaram maior procura por parte dos bracarenses. Ao longo do ano, recorreram ao atendimento geral mais de 19 mil cidadãos, aos serviços de Urbanismo foram cerca de 26 mil e para pagamentos foram registadas 17 mil entradas.
O Balcão Único disponibiliza, também, atendimento nas áreas de certidões/autenticações, um gabinete dedicado à inserção profissional, um gabinete de apoio ao emigrante/imigrante e um posto adstrito aos Transportes Urbanos (TUB). A mediação do ‘licenciamento zero’, a área de habitação social e manuais escolares, também fazem parte do vasto leque de serviços que o Balcão Único disponibiliza à população.
“O Município de Braga tem vindo a apostar na descentralização administrativa com a instalação de ‘Espaços Cidadão’ em diversas freguesias do concelho. Com esta medida, Braga disponibiliza postos de atendimento, fora do centro da cidade, que reúne serviços de diferentes entidades num só balcão, privilegiando o atendimento digital assistido”, relembrou a autarquia.
Atualmente encontram-se em funcionamento dois ‘Espaços Cidadão’ localizados nas freguesias de Tadim e Sequeira. Até ao mês de março está prevista a instalação de novos espaços nas freguesias de Adaúfe, Real, Sobreposta e Figueiredo.
Ative as notificações no canto esquerdo do seu ecrã e receba alertas de notícias de Última Hora.*
* disponível para Google Chrome