Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

8.ª caminhada “Passos de Memória”, em Viana, inclui percurso equestre Lanheses-Montaria

No próximo dia 28 de setembro

em

Foto: Ilustrativa / DR

A 8ª caminhada “Passos de Memória” vai realizar-se no dia 28 com um percurso equestre, entre Lanheses e Montaria, sendo que o prazo para inscrições decorre a partir de quinta-feira, informou hoje a Câmara de Viana do Castel.


A caminhada “Passos de Memória” – Percurso Equestre Lanheses-Montaria (Serra de Arga), está integrado na Rede Municipal de Percursos Pedestres do Município.

O percurso equestre “vai realizar a subida da vertente meridional da Serra de Arga, em direção à aldeia serrana da Montaria, partindo da margem direita do rio Lima, junto ao cais onde outrora acostavam as embarcações vindas do lugar da passagem, estabelecendo a ligação entre Moreira de Geraz do Lima e Lanheses”.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição e cujo prazo começa na quinta-feira, a partir das 13:00.

Anúncio

Viana do Castelo

Viana assinala centenário de Amadeu Costa com exposição e sessão solene

Etnógrafo

em

Foto: CM Viana do Castelo

A Câmara de Viana do Castelo vai assinalar, na sexta-feira, o centenário do nascimento do etnógrafo Amadeu Costa com a inauguração de uma exposição e uma sessão solene, informou hoje a autarquia.

Em comunicado, a autarquia explicou que “as comemorações incluem a inauguração da exposição “Amadeu Costa – Homenagem pelo centenário de nascimento”, no Museu do Traje, e uma sessão solene no teatro municipal Sá de Miranda.

Amadeu Alberto Lima da Costa nasceu a 23 de outubro de 1920 e faleceu em 30 de março de 1999, em Viana do Castelo, aos 78 anos.

Etnógrafo, investigador e dinamizador cultural, foi uma “figura incontornável da cultura tradicional de Viana do Castelo pelo estudo e divulgação que dela realizou ao longo de toda a sua vida”.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Companha de teatro de Viana em digressão até dezembro

Cultura

em

Foto: Divulgação / Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana (CDV)

A companhia Teatro do Noroeste-Centro Dramático de Viana (CDV) informou hoje ter iniciado uma digressão nacional e internacional até dezembro.

Na sexta-feira, às 18:00, a peça “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, com texto de Jorge Amado e encenação de Tiago Fernandes, vai subir ao palco do teatro López de Ayala, no 43º Festival Internacional de Badajoz, em Espanha.

No sábado, às 16:00, e no domingo, às 11:00, a companhia de Viana do Castelo vai apresentar no teatro Joaquim Benite, em Almada, a peça “O Bojador”, com encenação de Ana Perfeito e interpretação de Pedro Roquette e Mané Carvalho.

O espetáculo Bojador, sobre a vida e obra de Sophia de Mello Breyner Andresen integra também a programação do World Duo Performing Arts Festival, que decorre de 20 a 22 de novembro, em Seul, na Coreia do Sul.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Viana iniciou campanha de vacinação contra a gripe sazonal nas Juntas de Freguesia

Para evitar deslocações aos centros de saúde

em

Foto: Ilustrativa / DR

A campanha de vacinação contra a gripe sazonal nas Juntas de Freguesia do concelho de Viana do Castelo começou hoje, tendo sido instalado no centro cultural da cidade um posto para vacinar 160 munícipes, informou a Câmara local.

Em comunicado, a autarquia adiantou que aquela campanha “resulta da estratégia de vacinação descentralizada em postos de proximidade à comunidade que foi proposta pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) aos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo”.

A vacina contra a gripe será administrada pelas equipas de enfermagem da ULSAM.

Com a medida, “pretende-se evitar que a população mais idosa e vulnerável tenha de se deslocar aos três centros de saúde situados na cidade e nas vilas de Darque e Barroselas, diminuindo a concentração de pessoas nesses espaços”.

Continuar a ler

Populares