Seguir o O MINHO

Desporto

79 bombeiros em prontidão no Rali Fafe Montelongo

Rali Fafe Montelongo

em

Foto: Bombeiros Cabeceirenses

São 79 bombeiros e 26 viaturas destacadas pelo Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Braga para acompanhar o Rali Fafe Montelongo, que este ano conta para o Campeonato Europeu de Ralis.

Para além dos bombeiros, estão ainda destacadas várias forças policiais, elementos da Cruz Vermelha, spotters e outros assistentes técnicos da prova.

O rali decorre este fim de semana e conta com 38 participantes, alguns deles os melhores da Europa no asfalto, como é o caso de Olivier Solberg, que sofreu ontem um aparatoso acidente durante o ‘shakedown’, mas já corre neste sábado, depois de um trabalho quase miraculoso dos mecânicos da equipa.

Esta é a terceira ronda do European Rally Championship (ERC) da Federação Internacional do Automóvel, e está fechada ao público devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, ou seja, vedado à partida, chegada, parque de assistência e especiais.

Entre os 38 inscritos inclui-se o campeão e líder da edição deste ano, o russo Alexey Lukyanuk (Citroën C3), bem como o sueco Oliver Solberg (VW Polo), segundo classificado do campeonato e filho do antigo campeão mundial de ralis, o norueguês Peter Solberg, ou o irlandês Craig Breen (Hyundai i20), antigo mundialista.

Dos seis portugueses inscritos, três participam na categoria principal, a RC2, com destaque para o regresso de Aloísio Monteiro (Skoda Fabia) a este campeonato, num rali em que vai medir forças com os seus compatriotas João Barros (Citroen C3) e ainda José Paula (Peugeot 208 T16).

Pedro Almeida (Peugeot 208 R4), Mário Castro (Ford Fiesta R2) e Manuel Pereira (Peugeot 208 R2), todos na Classe RC4, completam as cores nacionais nesta estreia do Europeu nas regiões de Fafe e de Vieira do Minho.

A prova saiu para a estrada na manhã deste sábado, pelas 08:30, para terminar, cumpridas as primeiras nove classificativas, às 19:25.

No domingo, a partir das 08:30, os pilotos voltam à estrada para mais nove provas especiais de classificação, terminando o rali pelas 19:30.

No sábado, haverá live streaming, no Facebook e no YouTube, da PEC 2 – Anjos 1 (14,13 km), a partir das 10:00 horas, seguindo-se a PEC 6 – Queimadela/Travassós 2 (10,88 km), às 14:00 horas, e o reagrupamento no final do dia, às 18:05 horas.

No domingo também serão feitas transmissões diretas da PEC 11 – Monte 1 (11,72 km), às 10:00 horas, e da PEC 18 – Guilhofrei 3 (10,73 km), às 17:25 horas, também no Facebook e no YouTube.

A transmissão em direto incluirá imagens captadas a partir de helicóptero.

O rali pode ser acompanhado através das diversas redes sociais da prova, do site do campeonato ou da prova.

Populares