O cantor Pedro Abrunhosa demonstrou o seu apoio à candidatura da Romaria de S. João d’Arga às 7 Maravilhas da Cultura Popular.
“S. João d’Arga é simultaneamente uma serra, um mosteiro e uma romaria. E todo este conjunto implica que haja uma experiência de lugar, um sítio de onde se vê o país, que representa o Norte, Portugal e o Mundo; a espiritualidade, a ligação a esse ente superior; e depois a experiência humana”, começa por refere o músico num vídeo publicado pelo Município de Caminha na sua página de Facebook.
“Quem conhece a romaria de s. João d’Arga sabe que aquele momento em que as concertinas começam a emergir de todos os lados, o ruído da natureza se confunde com o ruido da multidão, o ruído da irmandade, da peregrinação, é uma experiência que nos transcende”, realça o autor de “Tudo o que eu te dou”, considerando que é “dos locais mais bonitos em todo o mundo para se estar connosco próprios apesar de estarmos no meio a multidão”.
A Romaria de São João d’Arga é um dos finalistas das 7 Maravilhas da Cultura Popular.
As votações terminam no programa do próximo sábado, na RTP.
A Romaria de São João d’Arga realiza-se anualmente, desde há vários séculos, no Santuário de São João d’Arga, local onde se encontra a capela com o mesmo nome. É conhecida, principalmente, pelas suas danças e cantares e pela beleza típica dos trajes coloridos das suas romeiras, característicos do Alto Minho.
Do Minho, estão também na final as Festas de S. João de Braga e a Romaria de São Bartolomeu, de Ponte da Barca.
As 7 Maravilhas serão anunciadas em direto na emissão televisiva transmitida pela RTP1 no próximo, sendo que as vencedoras (de um lote de 14) serão as que tiverem obtido o maior número de votos (telefonemas) do público.
Esta edição das 7 Maravilhas de Portugal dedicada à Cultura Popular tem como categorias o artesanato, artefactos, lendas e mitos, festas e feiras, músicas e danças, rituais e costumes, procissões e romarias.