Seguir o O MINHO

Região

Algumas das melhores fotografias das 32 exposições do Festival Encontros da Imagem

Nas cidades de Braga, Barcelos, Guimarães e Porto

em

A 29.ª edição dos Encontros da Imagem – Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais, que decorreu entre os dias 13 de setembro e 27 de outubro, nas cidades de Braga, Barcelos, Guimarães e Porto, foi visitado por 60 mil pessoas.

Carlos Fontes, da organização destacou, esta sexta-feira, as visitas guiadas proporcionadas a inúmeros grupos de estudantes dos mais diversos graus de ensino – escolas de ensino básico e secundário, escolas profissionais, institutos politécnicos e universidades – das cidades de Braga, Guimarães, Porto, Coimbra, Caldas da Rainha, Tomar e Lisboa e ainda, da vizinha Galiza: Vigo e Ourense. Muitas delas da área específica da fotografia.

“Where The Flowers Still Grow” de Bharat Sikka

“Agradecemos em primeiro lugar a participação de aqueles – cerca de 80 artistas, críticos, diretores de museus e de festivais, galeristas, editores e curadores de vários países, que de uma forma mais ativa, participaram e muito contribuíram para o sucesso do evento”, salienta.

“Garden of Delight” de Nick Hannes

 

“Young Patriots” de Oriol Segon Torra

Fontes acrescenta que merece destaque, o conjunto das atividades, em particular, aquelas que decorreram no fim de semana das inaugurações – leitura crítica de portfolios, projeções fotográficas, mostra de livros de fotografia, conferências e vernissages de inauguração.

“Distant Thunder” de Mariya Kozhanova

Disponibiliza ainda, um serviço educativo, um ciclo de cinema e a atividade principal do Festival que é a mostra de fotografias, através da realização de 32 exposições distribuídas por 17 espaços diferentes.

“Magdalena” de Felipe Romero Beltran

Sublinha, ainda, que “o sucesso do projeto Encontros da Imagem se deve também ao conjunto de apoios e colaborações de inúmeras instituições públicas e privadas, das quais pela sua importância, destacamos o Ministério da Cultura através da DGArtes, a Câmara Municipal de Braga, a Universidade do Minho, os Museus, Galerias e os outros espaços que acolheram as inúmeras exposições, Fundações, Institutos e Embaixadas Estrangeiras em Portugal que patrocinaram a vinda de fotógrafos e críticos .

A organização deixa, ainda, um agradecimento muito especial, à empresa Cristêxtil Lda. pelo patrocínio exclusivo ao Prémio Emergentes 2019, sem o qual, o mesmo não teria sido viável.

Anúncio

Ave

Prisão preventiva para homem que ameaçava mãe e irmã de morte em Fafe

Violência doméstica

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

A GNR anunciou hoje que um homem suspeito de violência doméstica, em Fafe, contra a mãe e uma irmã, detido em flagrante delito pela autoridade policial, vai aguardar julgamento em prisão preventiva.

Num comunicado enviado à Lusa, a autoridade policial refere que foi a mãe do suspeito que denunciou o filho, de 23 anos, indicando que teria danificado a viatura da irmã.

O homem terá também ameaçado de morte a mãe, de 47 aos, e irmã, exigindo dinheiro.

“Os militares deslocaram-se ao local, tendo intercetado o suspeito que se preparava para fugir, ainda com a tesoura no bolso que tinha servido para causar os danos e para as ameaças”, lê-se no comunicado.

Segundo a GNR, o detido é reincidente neste crime.

Continuar a ler

Guimarães

Dois menores feridos após colisão entre mota e carro em Guimarães

Em Azurém

em

Foto: DR / Arquivo

Dois jovens, de 16 e 17 anos, sofreram ferimentos na sequência de uma colisão entre a motorizada em que seguiam e uma viatura ligeira, em Azurém, Guimarães, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

Este acidente, que ocorreu perto das 15:00 desta quarta-feira, mobilizou duas viaturas de socorro dos Bombeiros de Guimarães.

Ambos os jovens sofreram ferimentos ligeiros e foram transportados para o Hospital de Guimarães.

As autoridades registaram a ocorrência.

Continuar a ler

Braga

Homem em estado grave após atropelamento em Braga

Vítima de 35 anos

em

Foto: Facebook do grupo "Moina na Estrada"

Um homem, de 35 anos, sofreu ferimentos graves na sequência de um atropelamento, esta tarde, em Braga.

O sinistro ocorreu por volta das 16:40 junto à rotunda da Rodovia, naquela cidade.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Ao local acorreram os Bombeiros Voluntários de Braga, a VMER e a Mota de Emergência Médica do INEM.

Desconhecem-se as causas do atropelamento, mas a vítima terá sido colhida fora de passadeira.
Foi transportada para o Hospital de Braga.
A PSP registou a ocorrência.

Continuar a ler

Populares