Seguir o O MINHO

Região

Algumas das melhores fotografias das 32 exposições do Festival Encontros da Imagem

Nas cidades de Braga, Barcelos, Guimarães e Porto

em

A 29.ª edição dos Encontros da Imagem – Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais, que decorreu entre os dias 13 de setembro e 27 de outubro, nas cidades de Braga, Barcelos, Guimarães e Porto, foi visitado por 60 mil pessoas.


Carlos Fontes, da organização destacou, esta sexta-feira, as visitas guiadas proporcionadas a inúmeros grupos de estudantes dos mais diversos graus de ensino – escolas de ensino básico e secundário, escolas profissionais, institutos politécnicos e universidades – das cidades de Braga, Guimarães, Porto, Coimbra, Caldas da Rainha, Tomar e Lisboa e ainda, da vizinha Galiza: Vigo e Ourense. Muitas delas da área específica da fotografia.

“Where The Flowers Still Grow” de Bharat Sikka

“Agradecemos em primeiro lugar a participação de aqueles – cerca de 80 artistas, críticos, diretores de museus e de festivais, galeristas, editores e curadores de vários países, que de uma forma mais ativa, participaram e muito contribuíram para o sucesso do evento”, salienta.

“Garden of Delight” de Nick Hannes

 

“Young Patriots” de Oriol Segon Torra

Fontes acrescenta que merece destaque, o conjunto das atividades, em particular, aquelas que decorreram no fim de semana das inaugurações – leitura crítica de portfolios, projeções fotográficas, mostra de livros de fotografia, conferências e vernissages de inauguração.

“Distant Thunder” de Mariya Kozhanova

Disponibiliza ainda, um serviço educativo, um ciclo de cinema e a atividade principal do Festival que é a mostra de fotografias, através da realização de 32 exposições distribuídas por 17 espaços diferentes.

“Magdalena” de Felipe Romero Beltran

Sublinha, ainda, que “o sucesso do projeto Encontros da Imagem se deve também ao conjunto de apoios e colaborações de inúmeras instituições públicas e privadas, das quais pela sua importância, destacamos o Ministério da Cultura através da DGArtes, a Câmara Municipal de Braga, a Universidade do Minho, os Museus, Galerias e os outros espaços que acolheram as inúmeras exposições, Fundações, Institutos e Embaixadas Estrangeiras em Portugal que patrocinaram a vinda de fotógrafos e críticos .

A organização deixa, ainda, um agradecimento muito especial, à empresa Cristêxtil Lda. pelo patrocínio exclusivo ao Prémio Emergentes 2019, sem o qual, o mesmo não teria sido viável.

Anúncio

Braga

Dois feridos após incêndio num anexo agrícola em Vila Verde

Em Cervães

em

Foto: Cedida a O MINHO por José Fischer Cruz

Duas pessoas foram transportadas para o Hospital de Braga na sequência de um incêndio num anexo agrícola, em Cervães, concelho de Vila Verde, disse a O MINHO fonte oficial do Comando Distrital de Operações e Socorro de Braga.

O incêndio, com origem desconhecida, deflagrou num curral de animais junto a uma habitação na freguesia de Cervães, causando ainda danos materiais. Alguns animais também terão sido atingidos pelas chamas.

Para o local foram acionados vários meios da corporação dos Bombeiros de Vila Verde que rapidamente procederam à extinção das chamas.

O alerta foi dado pouco antes da meia-noite deste sábado.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Aqui Perto

Jovem de 23 anos em paragem cardiorrespiratória após ida ao mar em Vila do Conde

Na Praia do Forno

em

Foto: DR / Arquivo

Nadadores-salvadores da praia do Forno, em Vila do Conde, salvaram a vida a uma jovem de 23 anos, na tarde de quinta-feira, depois desta entrar em paragem cardiorrespiratória.

A vítima sentiu-se mal depois de ter ido ao mar, caindo inanimada no areal em paragem cardíaca. Valeu a pronta intervenção dos nadadores-salvadores que, atentos à situação, iniciaram manobras de suporte imediato de vida, revertendo a situação de óbito da jovem.

Para o local deslocou-se o capitão de Porto, o comandante-local da Polícia Marítima de Vila do Conde e militares da Marinha inseridos no projeto SeaWatch para coordenar a operação de assistência e colaborar na estabilização.

A assistência pré-hospitalar foi assegurada pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM que encaminhou a vítima para o hospital sendo considerada uma vítima em “estado grave”.

A Polícia Marítima registou a ocorrência, desconhecendo-se as causas do sucedido.

Continuar a ler

Região

Fim de semana com noites tropicais no Minho

Noites com temperaturas acima dos 20 graus

em

Foto: DR / Arquivo

As temperaturas máximas voltam a subir nos distritos de Braga e Viana do Castelo neste sábado, prolongando-se ao longo da próxima semana. A novidade é a subida das temperaturas mínimas, que vão passar os 20 graus nas próximas noites.

No distrito de Braga a temperatura mínima, habitualmente registada durante a noite, atinge os 20 graus este sábado, subindo para 21 nas noites do próximo domingo e de segunda-feira.

Também o distrito de Viana do Castelo registará temperaturas mínimas acima dos 20 graus no mesmo período, segundo apontam as últimas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo os meteorologistas deste instituto, as noites cuja temperatura mínima se mantém acima dos 20 graus, são consideradas ‘noites tropicais’.

Já as máximas vão escalar três graus em Braga, subindo para os 37 graus no sábado e 35 no domingo e na segunda-feira, devendo descer ligeiramente na próxima terça.

No distrito de Viana, vão oscilar entre os 33 no concelho de Viana e os 37 em Ponte da Barca, no próxima sábado, devendo registar uma pequena diminuição nos dias seguintes.

O IPMA lançou avisos para o calor no distrito de Braga que já se encontram em vigor, devendo perdurar até às 00:00 horas da próxima terça-feira.

Continuar a ler

Populares