Connect with us

Vários

A transformação de fronhas em vestidos, para posterior oferta a crianças mais necessitadas, é a aposta do projeto “D’Avó with love”, que no sábado vai transformar a Plataforma das Artes, em Guimarães, numa sala de costura solidária.

“Vamos lá ter seguramente mais de mil fronhas e, pelo menos, 15 máquinas de costura, à disposição de todos quantos quiserem colaborar neste projeto”, disse à Lusa a mentora da iniciativa.

Sílvia Correia acrescentou que no local estarão também algumas formadoras, que ensinarão os passos básicos necessários para a transformação de fronhas de almofadas em vestidos.

“Depois, o resto ficará à imaginação e ao gosto de cada um”, sublinhou.

Completamente assente e dependente do voluntariado, a ideia do “D’Avó with love” começou a ganhar forma em novembro de 2014, começando a ser concretizada a partir de março deste ano.

Neste momento, conta já com a adesão de 16 lares de idosos e centros de dia, cujos utentes dispensam algumas das suas horas e muito do seu saber à confeção dos vestidos.

Ao projeto aderiram também algumas têxteis da região do Minho, que fornecem o tecido.

“A primeira leva de vestidos, num total de 75, já seguiu para Cabo Verde”, adiantou Sílvia Correia.

 

A “encomenda” foi acompanhada de acessórios elaborados por crianças, para complementar e “enfeitar” os vestidos.

Há ainda a colaboração de uma empresa de base tecnológica, que impregna em alguns dos vestidos nanopartículas repelentes de mosquitos.

“O que dá muito jeito, nomeadamente no caso dos vestidos que vão para África”, disse ainda aquela que é o rosto do projeto.

Neste momento, as “avós” envolvidas no projeto já têm mais 320 vestidos feitos e prontos a “arrancarem sorrisos” de outras tantas crianças.

“O objetivo é que esta onda cresça e se multiplique”, rematou Sílvia Gomes, garantindo que já há outros lares e outras instituições interessados em aderir ao projeto.

A jornada de sábado, na Plataforma das Artes, terminará com um desfile de moda, com crianças a apresentarem os vestidos produzidos ao longo do dia.

O “D’Avó with love” nasceu no seio do núcleo de Braga do “Dish Mob”, um movimento cívico sem fins lucrativos que pretende promover, através do debate e ações de divulgação, o empreendedorismo, a inovação, a solidariedade, a cultura e arte, a criatividade, o networking, as empresas e os produtos e serviços regionais e nacionais.

Continuar a ler
Recomendado para si

Mais em Vários

Bitnami