O arcebispo de Braga, José Cordeiro, encabeçou a emblemática peregrinação ao São Bento das Pêras, em Vizela, algo que não acontecia desde os anos 70.
No domingo, mais de 3.000 pessoas participaram nesta romaria cuja particularidade está ligada às flores cravos, que não faltaram nas mãos, na roupa ou na decoração presente nas ruas e no santuário, em Vizela.
Em declarações ao jornal Digital de Vizela, Xavier de Freitas, juiz da Confraria de S. Bento das Peras, confidenciou que o arcebispo quer voltar a fazer a peregrinação, pois ficou impressionado com a grandeza da romaria e com a fé dos devotos. Diz a mesma fonte que desde o início da década de 1970, quando começou esta peregrinação, mais nenhum alto representante da Arquidiocese de Braga tinha participado.
Desde o centro da cidade até ao topo do monte, a cerca de 500 metros de altitude, foram percorridos cerca de cinco quilómetros.
Dessa forma, revelou o juiz da confraria, José Cordeiro faz questão de voltar a participar neste evento religioso que atrai milhares de pessoas.