Connect with us

400 pessoas caminharam pelo “Cávado, o rio que nos une”

Cávado

400 pessoas caminharam pelo “Cávado, o rio que nos une”

No último domingo decorreu a caminhada “Cávado, o rio que nos une”, entre Barcelinhos e Fão, iniciativa que juntou 400 participantes.

A iniciativa pretendeu dar a conhecer as potencialidades naturais do curso de água que une vários municípios, nomeadamente os de Barcelos e Esposende, “para além do fomento da prática desportiva e de hábitos de vida saudáveis”, diz a Câmara de Esposende, organizadora do evento, em comunicado.

O programa da caminhada, que teve início em Barcelinhos e que dava a possibilidade dos participantes optarem por uma de duas distâncias, 12 km até ao Marachão ou 21 km até à Alameda do Bom Jesus, em Fão, caminhando sempre pela margem esquerda do Cávado, tornaram esta aventura inesquecível, num percurso “desenhado” por trilhos pouco frequentados de uma natureza única.

A atividade decorreu no âmbito do Programa “Esposende em Movimento”, da Esposende 2000, e da Semana do Ambiente da Esposende Ambiente, integrando também o Programa de Ação para Valorização do Rio Cávado, designado AQUA Cávado – “O rio que nos une”.

O programa “Esposende em Movimento” assenta na promoção da utilização responsável e conservação do Rio Cávado e seus afluentes, atendendo ao valor crescente do seu património ambiental e natural, assim como à importância da preservação do equilíbrio dos seus ecossistemas naturais, segundo nota enviada aO Minho pela Câmara de Esposende.

Como membro da CIM Cávado – Comunidade Intermunicipal do Cávado, o Município de Esposende tem vindo a promover a realização de um conjunto de iniciativas a nível local, dedicadas particularmente ao Rio Cávado e ao recurso água de um modo geral, acrescenta o comunicado.

Para além dos Municípios de Esposende e de Barcelos e das empresas municipais Esposende 2000 e Esposende Ambiente, esta iniciativa contou também com a colaboração da União das Freguesias de Apúlia e Fão, da União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto e da Junta de Freguesia de Barcelinhos.

Mais em Cávado

Bitnami