Arquivo

400 ciclistas vão pedalar no Gerês

No próximo domingo
400 ciclistas vão pedalar no gerês

A VI Prova de ciclismo Ourense Estrada Termal percorrerá no próximo domingo o Parque Transfronteiriço Gerês/Xurés, com participação de cerca de 400 ciclistas de montanha, dez por cento dos quais portugueses, maioritariamente oriundos do Minho.

Num conceito de turismo desportivo, com destaque para o ciclismo de montanha, muito praticado na vizinha província galega de Ourense, com trilhos paradisíacos na zona termal da região do Baixo Limia, a prova não competitiva foi retomada este ano.

A organização está a cargo do Instituto Orensano de Desenvolvimento Económico (Inorde), com o apoio da Agência Galega de Turismo da Galiza, envolvendo os concelhos de Lobios, Entrimo, Lobeira, Bande e Muíños (Ourense), além de Montalegre.

Os ciclistas terão duas opções, o grande fundo (115 quilómetros e desnível de 1.950 metros) ou o mini fundo (75 quilómetros e 1.200 metros de desnível acumulado, integrando esta prova o Calendário Nacional da Real Federação Espanhola de Ciclismo.

A grande novidade deste ano serão os troços com mais “sterratos”, ou de “terra branca”, ao todo seis numa extensão global de 12 quilómetros, todos em zonas de terra compactada, o que constitui um aliciante, para os praticantes de ciclismo de montanha.

Este reforço de “sterratos” na prova contribuiu decisivamente para elevado número de inscritos, numa prova paga, com seguro e todos os aspetos logísticos assegurados, tendo participantes de 20 províncias espanholas e de diversos distritos portugueses.

Estes aspetos foram destacados na apresentação da prova, no Paço Provincial de Ourense, por um dos seus responsáveis, o presidente do Inorde, Rosendo Fernández, ali ladeado pelo delegado territorial da Junta da Galiza, em Ourense, Gabriel Alén.

A gerente do Inorde, Emma González, também marcou presença nesta apresentação, no Paço Provincial de Ourense, a par dos os alcaldes e alcaldesas de Lobios, Bande e Lobeira; Maria Carmen Yáñez, Sandra Quintas e Antonio Iglesias, respetivamente.

Outros responsáveis como a técnica de Desportos do Concelho de Muíños, Xiana Carrera, o delegado provincial da Federação Galega de Ciclismo, Eduardo Alberca, o gerente de Rodosa, David Romero, além do diretor técnico da prova, Serafín Martínez.

Presente também o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Montalegre, Jorge Fidalgo, já que como habitualmente a prova cruzará a fronteira para chegar a Tourém, a aldeia típica que é o acesso direto de Ourense para o concelho de Montalegre.

O ponto de partida e de chegada no próximo domingo será o Balneário Lobios Caldaria, situado em Riocaldo (Lobios), com a saída às 09h30 (hora espanhola), numa área emblemática do Parque Transfronteiriço Gerês/Xurés, junto à zona dos balneários.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Técnico do nacional diz que “responsabilidade está do lado do braga"

Técnico do Nacional diz que “responsabilidade está do lado do Braga"

Próximo Artigo
15 suspeitos de burlas detidos em megaoperação que passou por braga, viana, barcelos e esposende

15 suspeitos de burlas detidos em megaoperação que passou por Braga, Viana, Barcelos e Esposende

Artigos Relacionados