Seguir o O MINHO

Desporto

400 betetistas vão pedalar da nascente à foz do rio Cávado

Transcávado

em

Foto: DR

Nos dias 1 e 2 de outubro, 400 ciclistas de BTT vão percorrer os trilhos ladeiam o rio Cávado, desde a nascente, na serra do Larouco, em Montalegre, até à foz, em Esposende. A prova Transcávado vai para a 6.ª edição, depois de uma paragem forçada pela pandemia, e volta a aliar a prática desportiva à divulgação turística do território.

A prova que vai percorrer 150 quilómetros de caminhos entre Montalegre e Esposende, unindo nove concelhos – Montalegre, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Amares, Vila Verde, Braga, Barcelos e Esposende. Os atletas profissionais João Benta (ciclismo) e João Ribeiro (canoagem) são os padrinhos deste evento que vai contar com quatro centenas de atletas.

João Benta e João Ribeiro são os padrinhos da 6.ª edição da prova. Foto: CM Esposende

“Este é o único evento que envolve todo o Vale do Cávado, ligando nove municípios (Montalegre, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Amares, Vila Verde, Braga, Barcelos e Esposende), pertencentes aos distritos de Braga e Vila Real, passando pelo Parque Nacional Peneda-Gerês e terminando no Parque Natural do Litoral Norte”, destacou António Maranhão Peixoto, presidente do Conselho de Administração da Esposende 2000, empresa municipal responsável pelo evento.

Para o vereador com a área funcional do Desporto no Município de Esposende, Rui Losa, “o Transcávado é um evento diferenciador que tem uma estratégia bem definida, promovendo a prática desportiva, associada à divulgação turística de toda esta região. Trata-se de um evento que, desde a primeira hora, foi pensado para unir toda a população que vive no Vale do Cávado”.

Para o próximo ano está em desenvolvimento a adoção de uma “Magna Carta do Cávado”, aglutinadora dos aspetos patrimoniais naturais, culturais e gastronómicos que caraterizam esta região, tendo em atenção a educação ambiental e a biodiversidade como aspetos a relevar.

Também para 2023, está em estudo a realização das Caminhadas do Cávado, iniciativa que levará os caminheiros a percorrer o Caminho de S. Bento da Porta Aberta, prosseguindo até à nascente do rio Cávado. O trajeto será percorrido em sete etapas.

EM FOCO

Populares