4 milhões para valorizar caminho português de Santiago? Candidatura já há

Treze municípios galegos e quatro portugueses estão unidos numa candidatura a fundos comunitários que prevê investir 4 milhões de euros na conservação e valorização do caminho português para Santiago de Compostela, foi anunciado esta quinta-feira.

Segundo um comunicado da câmara de Barcelos, um dos objetivos é incrementar em 25% do número de peregrinos que percorrem aquele caminho.

O projeto, hoje apresentado publicamente em Pontevedra, na Galiza, Espanha, junta, do lado espanhol, os municípios de Tui, Salceda de Caselas, Mos, O Porriño, Redondela, Soutomaior, Vilaboa, Pontevedra, Barro, Portas, Caldas de Reis, Valga e Pontecesures.

Do lado português, estão representados os municípios de Barcelos, Ponte de Lima, Paredes de Coura e Valença.

Para a vereadora da Cultura na Câmara de Barcelos, Elisa Braga, trata-se de um projeto “audaz e pioneiro”, que permite preservar o caminho português “de forma consistente, sustentada e séria, potenciando todas as possibilidades de desenvolvimento dos territórios transfronteiriços”.

“Em 2012, vamos conseguir resultados fantásticos”, referiu Elisa Braga, citada no comunicado municipal.

O projeto aposta na modernização e na melhoria dos serviços turísticos do caminho, compreendendo também atuações de proteção e recuperação do património cultural e natural e a sinalização de recursos.

Sensibilizar a população na proteção do caminho português e converter a região num destino turístico de qualidade são outros dos objetivos.

Para o efeito, será elaborado um plano de melhoria do caminho português, para o converter numa rota “segura, acessível e atrativa”.

Serão também criados um guia didático para estudantes e uma agenda cultural, estando igualmente previstas uma página web, uma feira do caminho, uma exposição itinerante, um fórum sobre turismo sustentado e um workshop de criação e venda de produtos turísticos.

Notificacoes O Minho

Ative as notificações no canto esquerdo do seu ecrã  e receba alertas de notícias de Última Hora.*

* disponível para Google Chrome

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x