Com a abertura da época balnear 2020 no Minho, este sábado, também estão ativos os nadadores salvadores para qualquer emergência que surja nas praias.
No concelho de Viana do Castelo, a vigilância aos banhistas é assegurada pela Coordenada Decimal, uma associação de nadadores salvadores devidamente licenciada pelo Instituto de Socorros a Náufragos. Esta associação garante ainda o auxílio nas praias não-concessionadas de Esposende e Caminha.
Esta manhã, 38 vigilantes apresentaram-se ao serviço, de forma a vigiar e auxiliar as várias praias do concelho: Afife, Arda/Bico, Paçô/Carreço, Cabedelo, Cabedelo/Luziamar, Praia Norte, Carreço, Amorosa/Chafé, Amorosa/Bico e Pedra Alta (Castelo do Neiva).
Recorde-se que, face à pandemia de covid-19, este ano existem medidas extras para banhistas.
Algumas das normas, para além de existir uma lotação máxima em cada praia, passam pela etiqueta respiratória e pelo distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos no areal.
Haverá um máximo de 5 utentes por toldo, colmo ou barraca. A distância mínima entre estes locais deve ser de três metros.
Atividades desportivas como raquetes, disco, futebol, não vão ser permitidas este ano por gerar movimentação. Atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares são permitidos.
Época balnear arranca hoje no Minho com Moledo a liderar a lotação
Há ainda utilização de semáforos para indicar a lotação: verde corresponde a ocupação baixa, amarelo a ocupação elevada e vermelho de ocupação máxima. Foi disponibilizada uma aplicação, chamada Infopraia, que indica a sinalética correspondente de cada areal.
A época balnear no Minho abriu hoje e termina a 30 de setembro.