Seguir o O MINHO

Ave

350 casos covid ativos em Vizela e 600 isolados. Autarca pede medidas extraordinárias

Covid-19

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO (Arquivo)

O centro de saúde de Vizela está a seguir 350 utentes com infeção ativa de covid-19, anunciou hoje o coordenador da USF Novos Rumos.

Em declarações à Rádio Vizela, o também interlocutor entre o Centro de Saúde de Vizela e o ACES Alto Ave, adianta ainda que estão 600 pessoas em isolamento.

Apesar de estar situado em Vizela, aquele centro de saúde acolhe utentes de concelhos vizinhos, mas a situação está a preocupar o presidente da Câmara, também ele infetado com o novo coronavírus.

Víctor Hugo Salgado, autarca de Vizela, já manifestou vontade perante as autoridades de saúde para que as restrições aplicadas aos três concelhos vizinhos do distrito do Porto (Felgueiras, Paços de Ferreira e Penafiel) sejam também implementadas em Vizela.

Em entrevista à Rádio Vizela, o autarca, que desenvolveu uma pneumonia na sequência da infeção, mostrou-se apoiante dessas medidas no concelho.

O facto de Vizela estar “apertada” entre outros concelhos, numa área de apenas 24 quilómetros quadrados para cerca de 24 mil habitantes, leva a que o edil queira medidas em vez de “colocar a cabeça debaixo da areia”.

“E para se ir além não se deve ficar pelo concelho de Vizela, achamos que estas medidas devem ser prolongadas também, possivelmente, ao concelho de Guimarães”, disse Víctor Hugo Salgado, que admitiu estar em contacto permanente com Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, para que essas medidas possam ser adoptadas “possivelmente esta semana”.

O presidente da Câmara não acredita que implementar essas medidas só em Vizela possa resolver o problema. “Este não é um problema única e exclusivamente de concelhos como Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira, mas também de Vizela, entre outros, como é o caso de Guimarães”, afirmou.

Populares