Campeonato Europeu de Laser Radial terminou com entrega de prémios.
A cerimónia de entrega dos Prémios marcou o fim do Campeonato Europeu de Laser Radial, que decorreu durante a semana passada em Viana do Castelo com a presença de 318 velejadores de 31 países, 24 dos quais europeu e sete africanos, asiáticos e americanos.
- Anúncio -
Este grande evento desportivo, organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pelo Clube de Vela de Viana do Castelo, terminou com o triunfo, no setor feminino, de Maria Erdi. A velejadora das ilhas Canárias foi a primeira SUB-17 e Carolina João foi a melhor portuguesa terminando em 25º lugar.
O britânico Jamie Calder foi o vencedor no sector masculino, seguido pelo italiano Gianmarco Planchestainer e por Jack Cookson, um inglês que fez toda a sua aprendizagem na modalidade no Clube de Vela de Lagos.
Henrique Brites foi o mais bem classificado dos portugueses, ocupando o 35º lugar.
Tripulada por um velejador, a embarcação Laser Radial é uma variante do Laser Standard que se distingue por ter um mastro mais curto e uma área vélica mais reduzida (5.76 m2).
Viana do Castelo, que, em comunicado da Câmara Municipal, se assume cada vez mais como uma Cidade Náutica do Atlântico, tem vindo a apostar na difusão e o desenvolvimento dos desportos náuticos, designadamente na Vela e sobretudo neste tipo de competição jovem.
“Com estes de eventos, Viana do Castelo procura também assegurar o seu desenvolvimento sustentável, uma vez que a organização destes eventos traz potenciais benefícios económicos, sociais e ambientais”, dá nota o comunicado.