Seguir o O MINHO

Braga

310 anos do Regimento de Cavalaria de Braga com programa para a população

Gala Equestre Solidária e a Cerimónia Militar marcam as comemorações

em

Foto: DR

O Regimento de Cavalaria nº6 (RC6) volta a abrir-se à comunidade Bracarense para celebrar o seu 310º aniversário. Do programa, que integra também, as comemorações do Dia da Arma de Cavalaria, destaca-se a Gala Equestre Solidária e a Cerimónia Militar.

Hoje, o Altice Forum Braga recebe a Gala Equestre Solidária, cuja receita de bilheteira reverte a favor da APCB – Associação de Paralisia Cerebral de Braga. O espectáculo tem início às 21:30 e conta com a participação da Escola Portuguesa de Arte Equestre, da Reprise da Escola de Mafra e da Charanga a cavalo da GNR.

Já a Cerimónia Militar, que será presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, irá decorrer em plena Praça do Município, às 11:30 de Domingo, e será um momento do RC6 dar a conhecer o seu trabalho e capacidade militar aos Bracarenses.

“Para o Município de Braga é um privilégio colaborar e acolher estas iniciativas. Temos tido uma relação de grande parceria e colaboração com o RC6, e é com bons olhos que nos associamos a estas celebrações que, certamente, terão enorme envolvência da comunidade Bracarense”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

Por seu turno, o comandante do RC6, Coronel de Cavalaria José Talambas, destacou a intenção de envolver a comunidade nas comemorações do Regimento, para que esta não fosse uma cerimónia dentro de portas.

“O Regimento é uma unidade aberta. É uma instituição que faz parte da comunidade e é com muita satisfação que abrimos as portas do Regimento e realizamos as comemorações no centro de Braga”, salientou, destacando a forte colaboração institucional entre o Regimento de Cavalaria e a Autarquia Bracarense.

Criado em Chaves em 1709, com o nome de Regimento de ‘Dragões de Trás-os-Montes’, o RC6 chega a Braga em 1808, com a reorganização do Exército para fazer face às invasões Francesas.

Mais tarde, em 1979, o Regimento de Cavalaria N.º 6 passa a utilizar as instalações do então extinto Regimento de Infantaria n.º 8, fixando-se, a partir dessa data, nas actuais instalações do Quartel do Areal.

Anúncio

Braga

Braga vai ter primeiro Bananeiro para as crianças

Na Praça da República

em

Foto: Divulgação / CM Braga

As crianças já podem integrar a tradição do Bananeiro de Braga, com apoio da “Desporto&Saúde Braga” e da autarquia local.

No próximo dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o “Bananeiro da Pequenada” decorre na Praça da República, junto à Arcada, dirigido aos mais pequenos.

Os mais graúdos, durante esse dia, podem cumprir a tradição mais antiga do Moscatel e Banana, nas ruas do centro histórico e ao pé da Casa das Bananas, na Rua do Souto.

Quando às crianças, vão poder contar com uma manhã festiva no dia de Bananeiro.

Continuar a ler

Braga

Refugiados da Síria inauguram Presépio Vivo de Priscos, este domingo, em Braga

em

Depois de Jerónimo de Sousa, em 2016, Marcelo Rebelo de Sousa, em 2017, e Rui Rosinha (bombeiro gravemente ferido nos incêndios de Pedrogão Grande), em 2018, o Presépio Vivo de Priscos contará com 14 convidados especiais para a inauguração de 2019.

De acordo com o principal organizador do evento, o padre João Torres, 14 refugiados da guerra da Síria, que habitam em Portugal, vão dar o mote de partida para aquele que já é o maior presépio ao vivo de toda a Europa.

O pároco que é também capelão nas cadeias de Braga e Guimarães, explica que este convite visa “contribuir para a construção de pontes de fraternidade com os povos perseguidos e marginalizados”.

Priscos. Marcelo Rebelo de Sousa em Braga na abertura do maior presépio ao vivo da Europa

Bombeiro que sobreviveu em Pedrógão inaugurou presépio em Braga

O presépio, sediado na freguesia de Priscos, abre portas a 15 de dezembro para a sua décima quarta edição.

Este ano, o número de figurantes volta a passar os 650, prevendo-se cerca de uma centena de cenários diferentes ao longo do recinto, junto à Igreja Paroquial de Priscos.

A data de encerramento é a 12 de janeiro.

A TVI estará presente com o programa “Somos Portugal” no dia 05 de janeiro.

Horários

15 de dezembro: Inauguração às 10:30 até às 12:30
19 de dezembro: 15:00 às 17:00
21 de dezembro: 15:00 às 19:00
22 de dezembro: 15:20 às 18:40
25 de dezembro: 16:00 às 18:30
28 de dezembro: 20:00 às 22:30
29 de dezembro: 15:20 às 18:40
1 de janeiro: 16:00 às 19:00
4 de janeiro: 20:00 às 22:30
5 de janeiro: 14:30 às 20:00 (transmissão em direto no programa da TVI “Somos Portugal”)
11 de janeiro: 20:00 às 22:30
12 de janeiro: 15:20 às 18:40

 

Continuar a ler

Braga

Homem em estado grave após atropelamento em Braga

Vítima de 59 anos

em

Foto: DR / Arquivo

Um homem, de 59 anos, sofreu ferimentos graves na sequência de um atropelamento, ao início da noite desta sexta-feira, em Ferreiros, cidade de Braga, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

A vítima terá sido colhida por um automóvel junto ao café restaurante Pacifico, na Avenida dos Extremos, necessitando de intervenção médica urgente.

Os Bombeiros Sapadores e a VMER de Braga foram acionados por volta das 20:00 horas.

O homem foi transportado para o Hospital de Braga.

Notícia atualizada às 02h13.

Continuar a ler

Populares