2,4 milhões para melhorar abastecimento de água em Paredes de Coura

Anunciou a Águas do Norte
Foto: Ilustrativa / DR

A Águas do Norte vai investir 2,4 milhões de euros para “aumentar a resiliência” do abastecimento de água, em alta, com origem na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Insalde, Paredes de Coura, foi hoje divulgado.

Em resposta, por escrito, a um pedido de esclarecimento da agência Lusa, a empresa explicou que o investimento, atualmente em fase de concurso público, vem na sequência de um outro, realizado em 2021, naquele concelho, no valor de 3,2 milhões de euros, para “promover uma resolução imediata do abastecimento à zona industrial de Paredes de Coura”.

O concurso público em curso foi publicado em Diário da República (DR), em abril, com prazo para apresentação de propostas marcado para quinta-feira.

Na terça-feira, de acordo com uma alteração publicada em DR, aquele prazo foi prorrogado para 12 julho.

O procedimento inclui duas empreitadas de conceção-construção para a reabilitação das ETA de Paredes de Coura.

A primeira, diz respeito à conceção-construção para a reabilitação da ETA de Insalde e construção do reservatório de Formariz, com o preço base de 1.250.000 euros.

A segunda, é relativa à conceção-construção para a reabilitação da ETA da Castanheira e construção do reservatório de Mozelos, em Paredes de Coura, com o preço base 1.150.000 euros.

O prazo de execução do contrato é de 735 dias.

Em 2021, a Águas do Norte investiu cerca de 3,2 milhões de euros para garantir o reforço do abastecimento de água no sistema das freguesias de Castanheira e Insalde, com o consequente fornecimento de água ao parque industrial de Paredes de Coura, para responder à instalação da empresa farmacêutica grupo espanhol Zendal.

Em causa estão os reservatórios de Mozelos, Formariz, Ferreira, Linhares e Cossourado, em Paredes de Coura, bem como a expansão para a adução às freguesias de Gondar, Mentrestido, Sapardos e Candemil, no concelho vizinho de Vila Nova de Cerveira.

Responsável pela gestão da rede de abastecimento de água em alta e de saneamento básico de 63 municípios, a Águas do Norte iniciou atividade em 2015.

A empresa resultou da agregação das empresas Águas do Douro e Paiva, Águas do Noroeste, Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Simdouro – Saneamento do Grande Porto, integradas no grupo Águas de Portugal (AdP), detendo “a concessão por 30 anos da exploração e gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x