Seguir o O MINHO

Barcelos

20 anos de prisão para arrumador que assassinou colega em Barcelos

em

Foto: Divulgação

Vinte anos de prisão por homicídio qualificado. Foi esta a pena aplicada pelo Tribunal de Braga a Inácio Filipe Ferreira Bessa, de 42 anos, que assassinou à facada um homem, João Carlos Barbosa, com quem residia na Quinta do Brasileiro, em Arcozelo, Barcelos.


O crime, que ficou conhecido como «dos arrumadores» – tarefa a que ambos se dedicavam – ocorreu a 24 de setembro de 2017 num anexo em estado de degradação onde moravam.

O coletivo de juízes deu como provado que, em setembro de 2017, o João Barbosa, o primeiro residente do casebre, pediu ao Inácio Bessa que saísse, pois tinha começado a namorar. Pedido que repetiu no dia do crime: “tens que sair, quero trazer a Lurdes”, disse.

Confrontado com a exigência, o Bessa sacou de uma faca com um cabo de 12 centímetros e uma lâmina de 14, e espetou-lha nas costas.

“Ah, filho da mãe que me mataste”, exclamou a vítima, que tentou fugir, mas levou dois outros golpes profundos nas costas que lhe causaram lesões graves nos pulmões e lhe provocaram a morte.

O Tribunal teve em atenção, na valoração da pena, o facto de o homicida não ter dado qualquer hipótese de defesa à vítima, que caiu “ensanguentada e prostrada”.

Homicida expulso

No dia seguinte ao do crime, um grupo de moradores da zona, farto de viver junto a um local de venda de estupefacientes, revoltou-se contra a presença do assassino na casa e expulsou um toxicodependente que ali
se dirigia para comprar drogas. O Bessa foi fazer “mais umas moedinhas” a arrumar carros e entregou-se à Polícia.

Em julgamento, confessou o crime.

Anúncio

Barcelos

Detido a assaltar café em Barcelos

Crime

em

Foto: O MINHO

Um homem de 45 anos foi detido ao assaltar um café na Avenida João Paulo II, em Barcelos, na madrugada de sábado.

A PSP foi alertada, às 04:55, que um indivíduo encontrava-se a assaltar um estabelecimento de restauração e bebidas.

“De imediato os elementos policiais deslocaram-se para o local, tendo o suspeito sido intercetado e detido quando se encontrava a sair do referido estabelecimento”, refere a PSP, acrescentando que “tinha em sua posse diversas ferramentas que tinha utilizado para se introduzir no interior do estabelecimento”.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Barcelos.

Continuar a ler

Barcelos

Violenta colisão corta estrada Famalicão-Póvoa e faz dois feridos

EN 206

em

Foto: José Fischer Cruz no grupo de Facebook "Moina na Estrada"

Duas pessoas sofreram ferimentos na sequência de uma colisão entre duas viaturas ligeiras ao final da tarde desta quinta-feira, na EN 206, que liga Famalicão à Póvoa de Varzim.

O sinistro ocorreu num cruzamento na freguesia de Negreiros, concelho de Barcelos, provocando o corte da estrada.

Para o local acorreram meios dos Bombeiros de Viatodos e da Cruz Vermelha de Macieira de Rates.

Mais pessoas ficaram feridas na sequência do acidente mas recusaram transporte hospitalar.

As vítimas foram transportadas pela ambulância INEM dos Bombeiros de Viatodos e pela ambulância da Cruz Vermelha de Macieira de Rates para o Hospital de Povoa de Varzim.

A GNR registou a ocorrência.

(notícia atualizada às 00h11 com informação de mais uma vítima transportada)

Continuar a ler

Barcelos

Detido com quase duas mil doses de droga em Barcelos

Tráfico

em

Foto: Divulgação / GNR

Um homem de 27 anos foi detido em Barcelos, na quarta-feira, com cerca de 2 mil doses de droga, anunciou hoje a GNR.

Em comunicado, a Guarda dá conta da detenção através de militares do Núcleo de Investigação Criminal, na freguesia de Grimancelos, após investigação que durava há seis meses.

Os militares apuraram que o indivíduo vendia cocaína, haxixe e canábis nos concelhos de Barcelos, Vila Nova de Famalicão e Esposende.

“No decorrer das diligências policiais foram cumpridos três mandados de busca, um domiciliário, e dois em veículos, destacando-se a apreensão de 1.547 doses de haxixe, 274 doses de cocaína, cinco gramas de canábis, 89,90 euros em numerário, uma balança de precisão, um computador portátil e duas facas.

O detido, com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime, será presente amanhã, dia 3 de julho, ao Tribunal Judicial de Famalicão.

Continuar a ler

Populares