Seguir o O MINHO

Guimarães

150 pessoas procuraram o Espaço Empresa em Guimarães no ano passado

Estrutura apoia quem quer criar ou desenvolver empresas no concelho

em

Inaugurado em 16 abril de 2018, o Espaço Empresa instalado na Plataforma das Artes e Criatividade, em Guimarães, presta serviços nas áreas que dizem respeito à constituição e desenvolvimento das empresas como sejam a obtenção de certidões permanentes, registos comerciais, atualizações de cadastro, entre outros.

Em 2018 foram efetuados aproximadamente 150 atendimentos presenciais e 250 atendimentos telefónicos.

“Este é um serviço disponibilizado pela Câmara Municipal de Guimarães no sentido de facilitar os processos burocráticos relacionados com as empresas e assumir o papel de agente facilitador. As dinâmicas e a vontade dos nossos empresários devem ter uma resposta condizente e é nesse sentido que estamos a dar respostas através do Espaço Empresa”, apontou o vereador da Divisão do Desenvolvimento Económico, Ricardo Costa.

Entre os principais serviços requisitados até ao momento destacam-se a criação de chave móvel digital, assinatura digital de documentos, alojamento local, aconselhamento sobre tipos de empresas, aconselhamento sobre sistemas de apoios Portugal 2020, licenciamento Zero, Sistema de Indústria Responsável, constituição de sociedades, elaboração de planos de negócio e estudos de viabilidade económica, apoio à constituição do próprio emprego e instrução de projetos PEIM: sistemas de incentivos e benefícios fiscais ao investimento.

O Espaço empresa funciona na Plataforma das Artes e Criatividade, Avenida Conde de Margaride, 175 – A3, 4810 – 535, em Guimarães, das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30, de segunda a sexta-feira, sem necessidade de marcação prévia.

Populares