143 vítimas e 20 arguidos em burlas no arrendamento de casa para férias

Criavam perfis falsos nas redes sociais
143 vítimas e 20 arguidos em burlas no arrendamento de casa para férias
Foto: DR / Arquivo

A Polícia Judiciária (PJ) concluiu uma investigação de burla por meio informático, associada ao arrendamento de casas para férias, na qual foram ouvidas 143 vítimas e constituídos 20 arguidos, indicou hoje esta força de investigação criminal.

Em comunicado, a PJ refere que através da Diretoria do Norte, e no âmbito de um inquérito titulado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional do Porto, “foram identificadas e ouvidas 143 vítimas, constituídos 20 arguidos, três dos quais em prisão preventiva, e identificadas 18 contas bancárias usadas pelos autores para receber os pagamentos”.

Segundo a investigação, “a atividade criminosa passava pela criação de perfis falsos nas redes sociais e plataformas de vendas ‘online’, com vista a aliciar potenciais interessados em arrendamentos de casas para férias, localizadas em várias zonas do país”.

“Depois de persuadidas, as vítimas realizavam os pagamentos, a título de reserva, para contas bancárias tituladas por terceiros angariados para o efeito, num esquema de ‘Money Mules’, que eram posteriormente usadas pelos autores das burlas para recebimento do dinheiro”, explica a PJ.

Com esta prática, “os suspeitos obtiveram um enriquecimento ilegítimo, fazendo disso modo de vida, causando um prejuízo patrimonial às vítimas quantificado em 150 mil euros”.

A PJ adianta que no âmbito desta investigação, detetou em 2023 o fenómeno criminal e realizou uma operação policial em julho de 2024.

“Tendo sido efetuadas 23 buscas domiciliárias e detidas seis pessoas pela prática dos crimes de burla qualificada, falsidade informática, branqueamento e uso de documento de identificação ou de viagem alheio. Foram, ainda, detidas outras duas pessoas por posse de arma e munições proibidas”, explica esta força de investigação criminal.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Dois ciclistas feridos após colisão com carro em viana

Dois ciclistas feridos após colisão com carro em Viana

Próximo Artigo
Vai arrendar casa de férias? Pj deixa dicas para não ser burlado

Vai arrendar casa de férias? PJ deixa dicas para não ser burlado

Artigos Relacionados