Seguir o O MINHO

Braga

125 espaços de Braga passíveis de serem classificados como ‘Lojas Com História’

Conversas de Pelouro realiza-se no Café Vianna às 18:00

em

Foto: DR

O Município de Braga e a Associação Comercial de Braga promovem hoje a iniciativa ‘Conversas do Pelouro – Lojas com História’. A iniciativa, que se realiza no Café Viana, pelas 18:00, realiza-se no âmbito da segunda fase do projecto ‘Lojas com História’.


A conversa vai contar com as intervenções de Miguel Bandeira, vereador da Câmara Municipal de Braga, de Rui Marques, da Associação Comercial de Braga, e de José Alberto Rio Fernandes.

Neste âmbito, o Município de Braga, em articulação com a ACB, constituiu um grupo de trabalho que tem vindo a desenvolver investigação neste sector. A equipa, coordenada por José Alberto Rio Fernandes, especialista em Urbanismo Comercial, identificou 125 lojas passíveis de serem classificadas.

Recorde-se que o projecto ‘Lojas com História’ prevê a dinamização de iniciativas que visam apoiar a preservação de estabelecimentos e entidades reconhecidos como de valor colectivo, designadamente através da aplicação de um regulamento de benefícios, incentivos e apoios de diversa natureza.

A distinção é atribuída em função do apuramento técnico especializado do interesse cumulativo da actividade, bem como da existência e preservação de elementos patrimoniais materiais, culturais e históricos.

Anúncio

Braga

Presidente da Câmara de Braga associa-se à campanha ‘Vacina para Todos’

Covid-19

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO (Arquivo)

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, é uma das mais de cem personalidades portuguesas que se associaram à campanha ‘Vacina para Todos’, que defende o acesso universal e gratuito à vacina da covid-19, anunciou hoje a autarquia.

Os signatários consideram estas vacinas como um “bem comum global”, devendo ser “livres de qualquer direito de patente pertencente a qualquer pessoa”.

Para Ricardo Rio, citado em nota de imprensa, é fundamental garantir um acesso universal à futura vacina, independentemente da nacionalidade ou capacidade económica: “A covid-19 e os seus efeitos são mais significativos na população mais carenciada, pelo que se torna imperativo assegurar a vacinação a todos”.

O autarca sublinha que esta “é a única forma de combater eficazmente a pandemia” e esta campanha não pretende impor a vacinação, mas “garantir o acesso a todas as pessoas que se queiram vacinar”.

Lançada em Portugal pela Academia de Líderes Ubuntu, um projecto do Instituto Padre António Vieira, a campanha associa-se à iniciativa “Declare covid-19 vaccine a global common good” do Prémio Nobel da Paz Mohammad Yunus,

António Ramalho Eanes, Joana Marques Vidal, Bagão Félix, D. Manuel Clemente, D. José Tolentino de Mendonça, Marçal Grilo, Isabel Alçada, Isabel Jonet, Silva Peneda, Lídia Jorge, Luís Represas, Laborinho Lúcio, Margarida Balseiro Lopes, Nuno Lobo Antunes, Morais Sarmento, Pedro Norton de Matos e Pedro Roseta são algumas das 118 personalidades portuguesas, das mais diversas áreas, que se associaram a esta iniciativa.

A campanha ‘Vacina para Todos’ defende a criação de um mecanismo que determine o “retorno justo dos investimentos em pesquisa para a descoberta de uma vacina covid-19”.

Por outro lado, consideram os signatários, “os resultados da investigação devem ser do domínio público, disponibilizando-os a qualquer unidade de produção que se comprometa a operar sob rigorosa supervisão regulamentar internacional e somente para essas unidades”.

Continuar a ler

Braga

Bombeiros Sapadores de Braga têm nova ambulância

Os Bombeiros Sapadores de Braga têm uma nova ambulância de serviço INEM. “Com esta aquisição o Município de Braga cumpre pela primeira vez o protocolo de ter duas ambulâncias ao seu serviço do INEM e ao mesmo tempo ter duas ambulâncias próprias de serviço de emergência”, sublinhou o vereador da Proteção Civil e Bombeiros Municipais, Altino Bessa. Foto: Altino Bessa / Facebook

em

Os Bombeiros Sapadores de Braga têm uma nova ambulância de serviço INEM. “Com esta aquisição o Município de Braga cumpre pela primeira vez o protocolo de ter duas ambulâncias ao seu serviço do INEM e ao mesmo tempo ter duas ambulâncias próprias de serviço de emergência”, sublinhou o vereador da Proteção Civil e Bombeiros Municipais, Altino Bessa.

Continuar a ler

Braga

Musicólogo espanhol premiado em Braga por estudo da cultura jacobina

Carlos Villanueva Abelairas

em

Foto: DR / Arquivo

O musicólogo espanhol Carlos Villanueva Abelairas recebe na segunda-feira o XXIV Prémio Internacional Grupo Compostela-Xunta de Galicia, pela sua carreira no estudo da cultura jacobina e da música ligada ao Caminho de Santiago, foi hoje anunciado.

O prémio será entregue durante a assembleia-geral do Grupo Compostela de Universidades (GCU), que vai decorrer na reitoria da Universidade do Minho (UMinho), em Braga.

Em comunicado, a UMinho refere que o prémio destaca ainda a contribuição de Carlos Villanueva Abelairas para o projeto de construção dos instrumentos do Pórtico de la Gloria, da catedral de Santiago de Compostela.

O galardão, que já entregue ao arquiteto Siza Vieira em 2002 e, em 2010, ao Nobel da Paz Mohamed ElBaradei, é concedido a personalidades ou entidades que se distinguem pelo seu trabalho na divulgação de projetos internacionais, especialmente relacionados com a promoção de uma educação europeia comum e de preservação do património cultural.

É composto por uma medalha de ouro comemorativa em forma de concha – imagem do Grupo Compostela, inspirada na simbologia da peregrinação a Santiago de Compostela – e por 6.000 euros.

Carlos Villanueva Abelairas nasceu em 1949 em Melilla e aos quatro anos de idade a sua família mudou-se para Lugo, na Galiza.

Em 1975, licenciou-se em História pela Universidade de Santiago de Compostela, onde é professor desde 1989 e catedrático a partir de 2000.

Foi ainda professor convidado nas universidades da Pensilvânia, Oviedo e Granada.

As suas principais linhas de investigação centram-se na interpretação de música antiga e instrumentos medievais e, posteriormente, na crítica musical, música espanhola e latino-americana do século XX, música e exilados, bem como música e identidades.

Continuar a ler

Populares