A 125.ª Grande Peregrinação à Penha assinalou-se, este domingo, com a participação das 77 paróquias do Arciprestado de Guimarães e Vizela.
Assinalando o Ano Pastoral da Arquidiocese e em sintonia com a mensagem “Com Maria, nossa Mãe, construímos a Esperança”, o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, presidiu à celebração da missa solene.
A imagem de Nossa Senhora da Penha, que, durante a semana esteve na Igreja Paroquial de S. Sebastião, foi conduzida na noite de sábado, dia 08, em Procissão de Velas, para a Igreja da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, onde voltou a ter início a Grande Peregrinação do segundo domingo de setembro, até ao Santuário da Penha.
A solene Procissão de Velas saiu da Igreja de S. Sebastião pelas 21:30 horas, efetuando o seu percurso pela Rua da Liberdade, Rua da Caldeiroa, Largo do Toural, Largo Condessa do Juncal, Rua Egas Moniz e Largo da Oliveira, terminando na Igreja da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira.
As cerimónias religiosas de domingo, começaram pelas 08:00 da manhã, com a saída do andor, fanfarras e escuteiros, da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, seguindo em direção ao Largo República do Brasil e efetuando o percurso habitual da subida pela freguesia da Costa, rumo ao Santuário da Penha, onde a chegada aconteceu cerca das 11:30, seguida da celebração eucarística durante a qual se procedeu à bênção da cidade, ao concelho e aos peregrinos.