10 mil euros. Ponte de Lima atribui 1.º Grande Prémio de Poesia António Feijó a Armando Silva Carvalho

O livro “A sombra do mar”, de Armando Silva Carvalho, venceu por unanimidade o 1.º Grande Prémio de Poesia António Feijó, da Associação Portuguesa de Escritores/Câmara Municipal de Ponte de Lima, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a Associação Portuguesa de Escritores (APE) afirma que o júri em ata referiu que o livro de Armando Silva Carvalho “destaca-se pelo rigoroso domínio da arquitetura poética, considerada quer ao nível da composição de cada poema, quer na organicidade da sequência de poemas” que o constitui.

a-sombra-do-mar

“Num diálogo constante com vozes tutelares da poesia em língua portuguesa, muito em particular [Fernando] Pessoa, a poesia de Armando Silva Carvalho caracteriza-se pela permanente ironia, a vigiar um lúcido e comovido olhar sobre o tempo, pessoal mas que também reconhecemos como nosso”.

“Poesia do quotidiano, nele, Armando Silva Carvalho descobre a matéria possível para a leitura do mundo, feito de terror e alegria”, afirma em ata o júri, constituído por Cândido Oliveira Martins, José Manuel Mendes e Rita Patrício.

Ao Grande Prémio de Poesia António Feijó, instituído pela APE com o patrocínio da Câmara Municipal de Ponte de Lima e da Caixa Agrícola, no valor de 10.000 euros, concorrem obras publicadas no ano passado.

“A cerimónia de entrega do prémio será oportunamente divulgada”, lê-se no mesmo comunicado.

Armando Silva Carvalho, nascido em 1938, em Olho Marinho, no concelho de Óbidos, venceu em 2008 o Grande Prémio de Poesia APE/CTT com a obra “O amante japonês”.

A sua estreia na poesia em 1965, com “Lírica consumível”, valeu-lhe o Prémio Revelação da APE.

Entre outros galardões, o poeta que se encontra traduzido em castelhano, russo, francês, inglês, sueco, letão, alemão, italiano e neerlandês, recebeu os prémios P.E.N.- Clube Português de Poesia, em 1996, Miguel Nava, em 2000, Fernando Namora/Estoril Sol, em 2003, o de Autores, da Sociedade Portuguesa de Autores, este ano, e o Grande Prémio de Literatura DST, em 2014.

Licenciado em Direito, pela Universidade de Lisboa, foi jornalista, publicitário e professor do Ensino Secundário, atualmente, paralelamente à sua atividade literária é tradutor.

Na poesia, deu-se a conhecer em 1959, quando colaborou na “Antologia de poesia universitária”, na qual colaborou ao lado de Ruy Belo, Fiama Hasse Pais Brandão, Luiza Neto Jorge e Gastão Cruz, entre outros.

Poemas seus fazem parte da “da “IV Líricas Portuguesas”, antologia poética organizada, em 1969, por António Ramos Rosa.

A obra “A sombra do mar” foi editada no ano passado pela Assírio & Alvim.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Ponte de Lima. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x