Seguir o O MINHO

Ave

10 mil cigarros e 900 pastilhas elásticas recolhidos em Guimarães

em

Cerca de 10 mil pontas de cigarros, equivalentes a mais de 3,5kg, e perto de 900 pastilhas elásticas, num total aproximado de 1 Kg, foram recolhidos durante o primeiro mês pelo EcoPontas e pelo Papa-Chicletes, duas novas estruturas de mobiliário urbano instaladas em Guimarães, cujo objetivo é contribuírem para a redução de chicletes e pontas de cigarro atiradas para o chão, dois dos resíduos mais encontrados nas praças e ruas da cidade.

A primeira fase de instalação das novas estruturas já terminou, com a colocação de nove EcoPontas e nove Papa-Chicletes, que estão agora espalhados por vários locais da cidade, nomeadamente, Centro Histórico, Paço dos Duques de Bragança, Largo do Toural, Universidade do Minho, Plataforma das Artes e Laboratório da Paisagem, com o Papa-Chicletes também instalado em três escolas secundárias do centro da cidade: Martins Sarmento, Francisco de Holanda e Santos Simões.

A característica da colocação de um inquérito atualizado periodicamente tem permitido, igualmente, que os fumadores possam dar a sua opinião sobre os mais variados temas, desde a pertinência da existência de uma ciclovia em Guimarães ou a proibição do trânsito no Centro Histórico.

“Todas as questões foram agora alteradas para criar uma motivação acrescida para a sua utilização”, referiu o investigador do Laboratório da Paisagem, Nuno Silva, autor das estruturas, num trabalho de parceria entre o Município de Guimarães e a Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020.

 Menos poluição e degradação do património

Desde o início de 2016, são menos os resíduos que cidadãos e turistas poderão encontrar nas praças e ruas da cidade e que serão agora alvo de um processo de valorização, com a colaboração do CVR – Centro para a Valorização de Resíduos. A escolha do processo de reciclagem está ainda em fase de testes para aquilatar o melhor procedimento a adotar.

Em relação às pastilhas elásticas, serão transformadas em materiais poliméricos (plásticos), enquanto no caso das pontas de cigarro estão ainda a decorrer testes preliminares com o objetivo de perceber qual o processo de valorização, que permitirá um melhor reaproveitamento das mesmas, sendo a valorização energética ou mesmo a sua transformação em materiais de construção algumas das soluções que poderão ser encontradas para estes resíduos.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Guimarães. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Fafe

Material contrafeito no valor de 13 mil euros apreendido em Fafe

Na feira semanal

em

Foto: Divulgação

A GNR constituiu arguidos quatro indivíduos, com idades compreendidas entre os 20 e os 66 anos, pela prática do crime de contrafação, no concelho de Fafe, esta quarta-feira.

No âmbito de uma operação de fiscalização à feira semanal de Fafe, que teve como objetivo o combate à contrafação, os militares detetaram diversas bancas com artigos que ostentavam ilegalmente marcas registadas conhecidas, pelo que se procedeu à apreensão da mercadoria no valor estimado de 13 mil euros, nomeadamente: 524 peças de roupa interior, 235 t-shirts, 176 camisolas e casacos, 137 acessórios (malas, carteiras e cintos), 131 pares de calçado, 65 calças e 64 conjuntos de roupa desportiva.

Os factos foram remetidos para ao tribunal judicial de Fafe.

Continuar a ler

Guimarães

Câmara de Guimarães manifesta pesar por morte de trabalhador em obra no Teatro Jordão

Vítima de 46 anos

em

Foto: DR/Arquivo

A Câmara Municipal de Guimarães manifestou hoje o “seu profundo pesar” pela morte, esta manhã, de um trabalhador de 46 anos no recinto das obras em curso de reabilitação do Teatro Jordão, refere a autarquia em comunicado.

“Desde já a Câmara Municipal de Guimarães apresenta as mais sentidas condolências e manifesta o apoio necessário à família da vítima”, lê-se numa nota enviada à Lusa.

Um homem morreu esta manhã num “acidente no recinto das obras de requalificação” do Teatro Jordão, em Guimarães, tendo o óbito sido declarado no local “depois de manobras” de reanimação, disse à Lusa fonte dos Bombeiros Voluntários.

Segundo a fonte, os Voluntários de Guimarães foram “acionados” pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga às 09:31.

Continuar a ler

Famalicão

Incêndio destrói exaustor industrial em fábrica de tubos em Famalicão

Em Bente

em

Foto: DR/Arquivo

Um incêndio destruiu, esta manhã, um exaustor industrial de uma fábrica de produção de tubos de aço, em Bente, Vila Nova de Famalicão, não tendo havido vitima a registar, disse hoje à Lusa fonte da Proteção Civil de Braga.

Segunda fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga, o alerta foi dado às 10:45 e “destruiu um exaustor industrial”, sendo que, pelas 13:00, a ocorrência estava “já dada como encerrada”.

No local, referiu a fonte, estiveram 16 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão, apoiados por cinco viaturas.

Continuar a ler

Populares