Galardões “A Nossa Terra” lembraram “Zé das Bicicletas”

Foto: DR

O Fórum Braga acolheu, esta quinta-feira à noite, a 27.ª edição dos galardões “A Nossa Terra”, uma iniciativa da empresa bracarense Direnor.

Ao todo, foram homenageadas 20 personalidades e entidades, escolhidas por um júri, sendo que o galardão da categoria “Saudade” premiou José Alberto Carvalho Araújo, professor e empresário, conhecido como Zé das Bicicletas, falecido em julho de 2022.

O Zé fundou o Externato Carvalho Araújo e criou e apoiou nos anos 60 bandas de rock como o Turma 6 e os Pentágono. Foi, ainda, empresário do setor do mobiliário para escritório, tendo sido na sua fábrica de Braga que se fizeram as urnas para a primeira eleição democrática após o 25 de abril.

O prémio, uma miniatura da Torre de Menagem de Braga, criada pelo também saudoso mestre José Veiga foi entregue aos filhos, Alexandra e José Manuel Carvalho Araújo. Na ocasião, a filha disse que o pai lhe deixa “saudades todos os dias” e lembrou que o homenageado se “orgulhava muito da cidade de Braga onde nasceu e de todas as pessoas com quem partilhou esta sua vida tão bonita”.

Matos Cruz, “pai” de milhares de crianças

O prémio, apresentado, a abrir, por Olga Menezes da Direnor, distinguiu, ainda, como “Personalidade do ano”, o médico José Matos Cruz, especialista em ginecologia e obstetrícia, responsável pera criação do sector de Ecografia e Diagnóstico Pré-Natal no Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo e da Unidade de Medicina Fetal e Diagnóstico Pré Natal para assistência e formação pré-graduada no Hospital de S. Marcos, em Braga.

Em sentido figurado, pode dizer-se que o Matos Cruz foi “pai” de milhares de crianças bracarenses, dado que pelos seus consultórios passaram e foram apoiadas outras tantas mães.

Américo Afonso nas “Ciências e Educação”

Na área das “Ciências e Educação”, o premiado foi o médico-dentista e professor catedrático Américo Afonso, natural de Castro Laboreiro – Melgaço, que lecionou nas universidades de Coimbra, Porto e Santiago de Compostela. Foi presidente do Conselho de Administração do Hospital de S Marcos, em Braga e do Centro Hospitalar do Médio Ave, sendo, agora, vogal executivo da Unidade de Saúde Local de Braga. Foi ainda vereador e deputado municipal em Braga.

João Nogueira e a força do poder local

Na vertente de “Poder Local”, foi premiado o antigo vereador e atual deputado municipal do PS, João Nogueira, homem combativo pelas causas de Braga e grande orador, onde se distingue pela acuidade, mas também pela elegância no respeito do adversário político.

Freira que é altruísta

Com a distinção intitulada “Altruísmo” foi louvada Deolinda Azevedo Barbosa, originária de Vila Nova de Famalicão que se tornou freira da Congregação Missionária do Espírito Santo e enfermeira. Em 2002, auxiliou imigrantes que viviam na rua, na procura de emprego, na obtenção de documentação legal e de cuidados médicos, processo que teve apoio da Cáritas e da Junta de Freguesia de S. Lázaro. E também ajudou a construir um orfanato na Guiné-Bissau.

Camilo Silva, ator, fadista e estudante da Gata

Na categoria “Artes e Cultura” o escolhido foi Camilo Silva, natural de Braga, ator de teatro e declamador, estudante do Enterro da Gata no tempo do Liceu Sá de Miranda, e intérprete amador do fado coimbrão, que trabalhou, como animador cultural, durante 31 anos na Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Braga e colaborou com o FAOJ – Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis, hoje Instituto da Juventude. Na década de 1980, juntamente com José Miguel Braga e Almeno Gonçalves, fundou, em Braga o TIP – Teatro Independente Pronto.

Acácio Ribeiro, impulsionador do escutismo

Na versão “Associativismo”. foi enaltecido o labor de Acácio Ribeiro, impulsionador do movimento escutista desde 1956, que ajudou a criar vários agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas, em Gualtar, S. Pedro de Escudeiros, Ruães, S. Pedro de Merelim, Lamaçães, Espinho, S. Pedro d’Este, Pedralva, Tenões, Sobreposta, Nogueiró, Santo Adrião, e S. Tago de Fraião.

José Sousa, o “Chalana” da canoagem

Na área do “Desporto”, foi José Sousa, o “Chalana” que é nado e criado em Prado, Vila Verde, e que no Clube Náutico de Prado foi treinador de canoagem, tendo formado atletas como o campeão Emanuel Silva. Como praticante, representou, também, o Clube Fluvial de Merelim e o Sporting, onde acabou por integrar a equipa técnica. Recentemente assumiu o cargo de selecionador nacional da Colômbia.

Carreira distinta de sapateiro

O cidadão José Araújo, conhecido popularmente como ‘mestre’ Meirim, reconhecido sapateiro que criou uma oficina no antigo Bairro Araújo Carandá e a mudou para a zona das Enguardas, foi, justamente, galardoado com o prémio “Carreira”.

Empresas e outras entidades

Os Galardões enalteceram, ainda, o trabalho coletivo de dez empresas ou entidades, nas seguintes categorias: Juventude: André Marcos; Evento: Nova Arcada Braga Blues; Entidade: Banda Musical de Cabreiros; Entidade Área de Ensino: IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave; Organismo de Serviço Público: BragaHabit; Movimento Associativo: Orion – Sociedade Científica de Astronomia do Minho; Instituição de Solidariedade Social: Centro Social e Paroquial de Sobreposta; Empresa Setor Comércio/Serviços: Franco Oculista; Empresa Setor de Restauração/Pastelaria e Hotelaria: Hotel do Templo; Empresa Setor Industrial: Firmago.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Crianças de Barcelos ganham mais dois espaços para brincar

Próximo Artigo

Vitória garante que não há risco de falhar competições europeias (mas ainda falta pagar a multa)

Artigos Relacionados
x